Elon Musk da palestra sobre o futuro do Programa Starship

Elon Musk da palestra sobre o futuro do Programa Starship
Starship pronta para lançamento. Créditos: @SpaceX, Via X

No último sábado (06 de abril), o CEO da SpaceX, Elon Musk, realizou uma conferência com os funcionários apresentando dezenas de modificações e avanços no Programa Starship, o maior foguete da humanidade.

Em meio a várias polêmicas envolvendo o Brasil, Elon Musk deu uma atualização dos futuros planos da SpaceX para o programa Starship!
Vamos abordar algumas das novidades mais importantes do maior foguete do mundo.

NOVIDADES PARA OS PRÓXIMOS VOOS DO PROGRAMA:
A meta da SpaceX, como já sabíamos, é que o voo 4 aconteça em maio. O conjunto B11/S29 já foi devidamente testado e agora deve passar por ajustes finais.
E aqui as coisas ficam interessantes.
Além do objetivo de passar com a Ship pelo ponto de maior aquecimento durante a reentrada, a SpaceX quer testar a manobra de recuperação do Superheavy!
Booster 11 deve simular a descida em uma torre imaginária no Golfo do México, e se tudo der certo, a primeira tentativa de recuperação do Superheavy deve ocorrer no voo 5!
Inclusive foi mostrada essa bela animação:

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Animação do pouso do Superheavy nos chopsticks (braços da torre). Créditos: @SpaceX, Via X

RAPTOR V3
A nova versão dos motores Raptors já está sendo fabricada e testada há alguns meses. Seguindo a herança de desenvolvimento desde as versões 1 e 2, o Raptor 3 tem um design muito mais limpo, perdendo ou simplificando grande parte das peças que poderiam ser pontos de falhas.

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Vídeo mostrando um teste de bancada do motor Raptor 3. Créditos: @SpaceX, Via X

Com essa atualização, cada motor agora alcança 280 toneladas de potência ao nível do mar e 306 toneladas de potência na versão para o vácuo (50t e 48t mais que na versão anterior, respectivamente)!
Assim o conjunto Starship/Superheavy poderá ser muito mais eficiente, podendo levar mais carga!
O R3 também é muito mais robusto em relação ao ambiente externo durante o voo e retorno, assim não será necessário o uso de proteções para os motores no Booster e na Ship, economizando peso.

Infográfico mostrando um comparativo entre as versões 1, 2 e 3 do motor Raptor. Créditos: @SpaceX, Via X

STARSHIP LUNAR!
Elon também falou sobre os avanços no programa do sistema de pouso humano (HLS).
Ele disse que no próximo ano a empresa tem como objetivo demonstrar a transferência de propelente entre duas Starships (possivelmente o vôo da Ship 26).
Sobre a nave que vai efetivamente pousae na Lua, o principal ponto, segundo Musk, é: "precisamos de pernas de pouso. E ela não precisa de escudo térmico nem de flaps porque não há atmosfera. Então a nave lunar seria especializada".

Renderização da Starship lunar (HLS). Créditos: @SpaceX, Via X

NOVAS VERSÕES DO STARSHIP:
Um dos pontos mais interessante dessa atualização do Elon foi sobre as próximas versões do Starship, a V2 e a V3, como vemos na foto abaixo, ambas comparadas com o conjunto B10/S28, do último vôo.
Alguns pontos de design/engenharia interessante são (comparando a versão atual com a versão 3):
- Mais de 200 toneladas de carga na versão reutilizável
-Empuxo de mais de 10.000 toneladas no Superheavy (atualmente 7.590)
-Mais do dobro de empuxo na Ship (2700 toneladas)
-Aumento de quase 10 metros no Superheavy e quase 20 metros na Ship, somando 150 metros total.
-Grid fins do Superheavy espaçadas a 90º
-Raptor V3 sem o escudo de proteção.
-Hot Staging com um novo desenho, mais parecido com o do Soyuz, N1, etc.


Outros pontos importantes ditos pelo Elon foram:
"Meta de colocar 200 toneladas em órbita com total reutilização."
"Planejando construir mais cerca de seis Boosters e navios e essa taxa de produção aumentará muito no próximo ano. É por isso que estamos construindo a fábrica gigante" (se referindo a StarFactory)
Desempenho: "fizemos progressos dramáticos em todos os níveis, pois a Starship evoluiu de, você sabe, otimistamente 185 toneladas para 280".
Custo: "A Starship 3 (versão muito mais alta) terá 400 vezes mais carga útil por menos do que o custo de um Falcon 1. Em última análise, acho que poderemos reduzir o custo por voo para a órbita da Terra para cerca de US$ 2 milhões ou US$ 3 milhões".

Infográfico mostrando um comparativo entre as versões 1 (Booster 10/Ship 28), 2 e 3 da Starship. Créditos: @SpaceX, Via X

NOVAS PLATAFORMAS DE LANÇAMENTO:
Para alcançar a rápida cadência, o Starship vai precisar de mais torres de lançamento em todos os locais dos EUA e não só em terra.
A partir de meados de 2025 a SpaceX quer duas novas torres! Assim serão duas torres em Starbase e outras duas no Cabo Canaveral.
A construção dessas 2 novas torres é crucial para permitir a operação da Starship V2, que tem o conjunto mais alto, mais pesado e muito mais potente. Como já disse o próprio Elon Musk, enquanto uma torre estiver sendo atualizada para comportar as mudanças, outra estará já na ativa.

Renderização mostrando como seriam as 2 torres em Starbase. Créditos: @lewisknaggs42, via X

ESPECULAÇÃO:
Essas mudanças podem inclusive ter começado com a plataforma do complexo 39A. Todas as pernas de sustentação da mesa foram demolidas, o que indica um possível redesign da plataforma!
É especulado que a nova mesa possa receber um defletor de chamas no modo convecional, como utilizado na maioria das plataformas de lançamento.
Essa ideia ganha força com uma possível parte desse defletor sendo aparentemente testada durante o vídeo do Raptor 3. A SpaceX sempre testa as superfícies que serão afetadas pelo Raptor no estande de testes em Mcgregor. Foi assim com o concreto e a placa refrigerada de Starbase.
O motivo dessa modificação pode estar relacionado com o redirecionamento de possíveis detritos e ondas de choque do lançamento, evitando danos à plataforma do Falcon 9.

Recorte de um vídeo mostrando um possível defletor de chamas. Créditos: @SpaceX, Via X

Voltando à atualização:
A SpaceX ainda continua com a ideia de utilizar plataformas marítimas para lançamento do Starship!
É algo que havia sido postergado há algum tempo, mas ainda está nos planos da empresa para o futuro.

Renderização mostrando como seriam as plataformas marítimas de lançamento. Créditos: @SpaceX, Via X

STARSHIP EM MARTE:
Pra fechar com chave de ouro as novidades, Elon voltou a falar de levar a Starship para Marte para construir as primeiras bases para seres humanos lá (Base Alfa).
Segundo a SpaceX "O que estamos a construir hoje permitirá enviar cerca de um milhão de pessoas e vários milhões de toneladas para a superfície marciana nos próximos anos
Elon também disse que para Marte, são necessários mais Ships do que Boosters. Por isso, eles visam aumentar a produção para números bastante elevados, em última análise, ..."várias Ships por dia".

Renderização mostrando como seria a "Base Alfa" em Marte. Créditos: @SpaceX, Via X

E chegamos ao fim desse grande tópico, caso tenha gostado, não esqueça de compartilhar com os amigos e seguir a @arion.science
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