O que há de novo no próximo conjunto Starship: B11/S29
A SpaceX tem progredido cada vez mais rapidamente no desenvolvimento do Starship. Apenas 22 dias após o lançamento do B10/S28, o próximo Booster que voará (B11) foi levado a plataforma e realizou seu teste estático. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele e sua companheira de voo, Ship 29. Esse artigo foi feito com base na pesquisa do Ring Watchers
Na última quinta-feira (04), o Superheavy Booster 11 foi levado à plataforma de lançamento em Starbase para realizar sua campanha de testes pré-vôo. Comparando com os voos anteriores, vemos uma progressão na velocidade com que a SpaceX testa seus veículos. Vejamos uma comparação entre os voos anteriores e o teste de ignição do próximo Booster Superheavy:
- Voo 1 (Booster 7) ao Booster 9: 108 dias
- Voo 2 ao Booster 10: 41 dias
- Voo 3 ao Booster 11: 22 dias
Embora ele tenha ido rapidamente ao local de lançamento, ele está montado (stacked) desde 03 de junho de 2023, e especula-se que seus 33 motores tenham sido instalados em meados de novembro, dezembro.
O QUE TEM DE NOVO NO PRÓXIMO CONJUNTO?
(até onde sabemos)
Já que mencionamos ele, vamos começar pelo Superheavy Booster 11. Embora ele tenha algumas mudanças visíveis, a lista não é muito grande.
- Longarinas internas do tanque de metano aumentadas: O B11 teve um aumento nas longarinas no tanque de metano com cerca de 74 colunas de longarinas internas, o que representa um aumento em relação às 24 dos boosters anteriores. Isso dará ao veículo mais rigidez enquanto estiver despressurizado, evitando que ele colapse, igual aconteceu com a Ship 27.
- Novos duplicadores de longarinas no tanque de oxigênio líquido (LOX): No topo da seção traseira do tanque nº 5, o Booster 11 apresenta numerosos duplicadores grandes sobre as longarinas internas, que não estão em outras áreas e não estavam em veículos anteriores.
- Dobradores de soquete de aleta de grade: Outra mudança observada foi a implementação de novos suportes nas grid fins (aletas de grade). As longarinas abaixo de cada recorte redondo tiveram duplicadores adicionados sobre os conjuntos existentes, dobrando a espessura do material abaixo delas e reforçando ainda mais o Booster.
Na parte superior da estrutura do ponto de encaixe da aleta, eles adicionaram de forma semelhante dois pequenos "pontos", servindo como área de superfície extra para transferir melhor cargas para o anel, evitando que as forças sofridas na região tencionem uma única área.
STARSHIP 29
Assim como a S25 era "gêmeo" da S24, com construções praticamente iguais, com apenas algumas revisões menores e, atualizações pós-voo da anterior, a S29 é o gêmeo da S28. Embora a S28 não tenha completado todos os objetivos da missão, o design está melhorando constantemente, então, algumas coisas podem (e vão) mudar na nave de acordo com os dados obtidos com o último voo.
Vamos conferir algumas dessas mudanças:
- Ladrilhos da ponta do cone de nariz substituídos: As telhas de proteção térmica (TPS) na ponta do nariz da S29 foram substituídas e a superfície abaixo delas foi arranhada, provavelmente para permitir melhor aderência.
- Costura horizontal removida: Para reduzir o número de costuras horizontais no escudo térmico, a transição para placas menores no casco foi movida para a seção soldada existente na seção inferior/traseira da nave, removendo uma costura no anel central do tanque de LOX (oxigênio líquido).
Com essa alteração, vemos uma continuidade do formato hexagonal dos escudos térmicos pela nave.
Por enquanto essas foram as principais alterações avistadas no próximo conjuto Starship a desbravar os céus.
Ficou com alguma dúvida ou pergunta? comenta aqui em baixo!
Não se esqueça de seguir a Arion Science