Starliner abastecida para teste de voo tripulado!

Capsula Starliner da Boeing em galpão.
Starliner abastecida nas instalações de montagem. Créditos: @BoeingSpace, via X

A espaçonave Boeing CST-100 Starliner está totalmente abastecida para o Crew Flight Test (CFT), agora previsto para ser lançado para a Estação Espacial Internacional em 6 de maio.

Após dezenas de atrasos, a cápsula tripulada Starliner parece estar finalmente nas etapas finais de desenvolvimento, sendo o abastecimento, uma parte crucial e delicada, feita semanas antes do voo. O abastecimento começou na metade do mês de março e foi concluído agora. A demora do processo se deve ao fato da cápsula usar combustível hipergólico (tetróxido de dinitrogênio e monometil hidrazina) que é altamente tóxico.

Segundo a Boeing: "Amostras foram coletadas e testes especializados foram realizados durante todo o processo de carregamento de combustível para garantir a segurança da equipe que realiza a operação e a operação segura da espaçonave em órbita

O próximo passo é uma verificação final do peso e do centro de gravidade. Em meados de abril, a espaçonave será transportada para o Centro de Integração Vertical da United Launch Alliance na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, e integrada ao topo do foguete Atlas V.

Starliner montada sobre o foguete Atlas V, da ULA, em 2019. Créditos: Nasa Blog

Esse vai ser o segundo voo da espaçonave, sendo o primeiro um voo não tripulado que enfrentou diversos problemas, mas isso é história para outro post...

Starliner no espaço durante seu voo de teste. Créditos: @BoeingSpace, via X