O que há de novo no próximo conjunto Starship: B11/S29
![O que há de novo no próximo conjunto Starship: B11/S29](/content/images/size/w1200/2024/04/GKcV931bMAAvlw1-1.jpeg)
A SpaceX tem progredido cada vez mais rapidamente no desenvolvimento do Starship. Apenas 22 dias após o lançamento do B10/S28, o próximo Booster que voará (B11) foi levado a plataforma e realizou seu teste estático. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele e sua companheira de voo, Ship 29. Esse artigo foi feito com base na pesquisa do Ring Watchers
Na última quinta-feira (04), o Superheavy Booster 11 foi levado à plataforma de lançamento em Starbase para realizar sua campanha de testes pré-vôo. Comparando com os voos anteriores, vemos uma progressão na velocidade com que a SpaceX testa seus veículos. Vejamos uma comparação entre os voos anteriores e o teste de ignição do próximo Booster Superheavy:
- Voo 1 (Booster 7) ao Booster 9: 108 dias
- Voo 2 ao Booster 10: 41 dias
- Voo 3 ao Booster 11: 22 dias
Embora ele tenha ido rapidamente ao local de lançamento, ele está montado (stacked) desde 03 de junho de 2023, e especula-se que seus 33 motores tenham sido instalados em meados de novembro, dezembro.
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O QUE TEM DE NOVO NO PRÓXIMO CONJUNTO?
(até onde sabemos)
Já que mencionamos ele, vamos começar pelo Superheavy Booster 11. Embora ele tenha algumas mudanças visíveis, a lista não é muito grande.
- Longarinas internas do tanque de metano aumentadas: O B11 teve um aumento nas longarinas no tanque de metano com cerca de 74 colunas de longarinas internas, o que representa um aumento em relação às 24 dos boosters anteriores. Isso dará ao veículo mais rigidez enquanto estiver despressurizado, evitando que ele colapse, igual aconteceu com a Ship 27.
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- Novos duplicadores de longarinas no tanque de oxigênio líquido (LOX): No topo da seção traseira do tanque nº 5, o Booster 11 apresenta numerosos duplicadores grandes sobre as longarinas internas, que não estão em outras áreas e não estavam em veículos anteriores.
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- Dobradores de soquete de aleta de grade: Outra mudança observada foi a implementação de novos suportes nas grid fins (aletas de grade). As longarinas abaixo de cada recorte redondo tiveram duplicadores adicionados sobre os conjuntos existentes, dobrando a espessura do material abaixo delas e reforçando ainda mais o Booster.
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Na parte superior da estrutura do ponto de encaixe da aleta, eles adicionaram de forma semelhante dois pequenos "pontos", servindo como área de superfície extra para transferir melhor cargas para o anel, evitando que as forças sofridas na região tencionem uma única área.
STARSHIP 29
Assim como a S25 era "gêmeo" da S24, com construções praticamente iguais, com apenas algumas revisões menores e, atualizações pós-voo da anterior, a S29 é o gêmeo da S28. Embora a S28 não tenha completado todos os objetivos da missão, o design está melhorando constantemente, então, algumas coisas podem (e vão) mudar na nave de acordo com os dados obtidos com o último voo.
Vamos conferir algumas dessas mudanças:
- Ladrilhos da ponta do cone de nariz substituídos: As telhas de proteção térmica (TPS) na ponta do nariz da S29 foram substituídas e a superfície abaixo delas foi arranhada, provavelmente para permitir melhor aderência.
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- Costura horizontal removida: Para reduzir o número de costuras horizontais no escudo térmico, a transição para placas menores no casco foi movida para a seção soldada existente na seção inferior/traseira da nave, removendo uma costura no anel central do tanque de LOX (oxigênio líquido).
Com essa alteração, vemos uma continuidade do formato hexagonal dos escudos térmicos pela nave.
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Por enquanto essas foram as principais alterações avistadas no próximo conjuto Starship a desbravar os céus.
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