Com data marcada, o que esperar do quarto voo do maior foguete do mundo?
A SpaceX divulgou em seu site seus planos para o próximo voo do Starship, o maior foguete já criado. Vamos ver o que esperar para o próximo voo, que deve acontecer nos primeiros dias de junho. Caso queira saber mais sobre o futuro do programa Starship, postamos aqui as expectativas do Elon Musk.
A expectativa para a SpaceX é que "O quarto teste de voo da Starship poderá ser lançado em 5 de junho, dependendo da aprovação regulatória." A janela de lançamento começará as 9:00, horário de Brasília, podendo ser alterada.
Antes de vermos as novidades, vamos fazer uma pequena retrospectiva de pontos conquistados no último voo:
- A primeira abertura e fechamento da porta de carga útil da Ship no espaço
- Demonstração bem sucedida de transferência de propelente entre tanques, que forneceu dados valiosos para eventuais transferências de propelente entre duas ships que permitirão missões como o retorno de astronautas à Lua no programa Artemis da NASA. (clique aqui para ver o artigo completo sobre).
OBJETIVOS PARA O PROXIMO VOO:
O quarto voo de teste muda o foco da SpaceX de alcançar a órbita para demonstrar a capacidade de retornar e reutilizar a Starship e o Super Heavy.
Os objetivos principais serão executar uma queima de pouso e um pouso suave no Golfo do México com o Booster Super Heavy, e conseguir uma reentrada controlada da Starship. Para conseguir isso, várias atualizações de software e hardware foram feitas para aumentar a confiabilidade geral e abordar as lições aprendidas com o voo 3.
Além do Superheavy, eles pretendem fazer Queima de pouso da Ship 29. Se ela sobreviver à reentrada, fará a famosa manobra de "belly flop", feita pela última vez na Ship 15. Belly Flop (ou flip) é a manobra de pouso que víamos lá no começo do programa Starship, com SN8, SN10, SN15, etc para simular um pouso. Se divulgarem as imagens veremos se eles realmente dominaram a realização da manobra ou a SN15 foi apenas um golpe de sorte. Caso a manobra dê errado, a Ship vai se espatifar de barriga no oceano Índico.
Outro ponto importante é a trajetória da Ship, que continuará pousando no oceano Índico. O motivo são questões de segurança, já que está trajetória não depende de uma queima dos motores para tirar a Ship de órbita.
A equipe da SpaceX também implementará mudanças operacionais, incluindo ejetar o anel de hot staging do Super Heavy após o a queima de retorno do booster para reduzir a massa dele para o pouso.
Mas e você, qual sua expectativa para esse voo? Deixe aqui embaixo nos comentários! Se gostou do artigo, considere assinar nosso blog, é grátis!