Novo motor do SLS finaliza sua campanha de testes!
A NASA terminou a campanha de validação da nova versão do motor RS-25, que equipará o SLS!
Para entendermos um pouco a história dessa atualização, é necessário retornar em um dos principais conceitos do programa: reaproveitar componentes da era Ônibus Espacial.
Após o fim do programa do Ônibus Espacial, 14 motores RS-25D foram estocados, muito destes motores possuem/possuíam dezenas de lançamentos nos diversos orbitadores da frota.
Como forma de simplificar e agilizar o desenvolvimento do novo foguete lunar (SLS), a NASA optou por utilizar os RS-25 restantes nos primeiros voos desse veículos.
Sendo assim, os 4 primeiros lançamentos do SLS (Artemis I - IV) utilizarão os 14 motores restantes e mais 2 que estavam em processo de montagem. (Obs: 4 dos 16 já foram utilizados na Artemis I)
E onde entra a nova versão do RS-25?
A partir da Artemis V, novos motores terão que ser produzidos para a utilização no SLS.
Para baratear os custos de produção e operação dos motores, a Aerojet Rocketdyne, que fabrica o RS-25, propôs uma nova versão que moderniza o projeto, o RS-25E.
Como não há a possibilidade de reutilização dos motores, o RS-25E elimina componentes que seriam necessários para esse fim, e moderniza outras partes, que inclusive podem agora ser impressas em 3D.
Essa nova versão também permite mais eficiência e redundância no lançamento com o aumento da potência de operação, saindo de 109% para 111%.
Após essa contextualização, voltamos ao ponto principal:
A NASA finalizou uma série de 12 testes no motor E0525, no Stennis Space Center. Com os testes completos, a maior parte dos novos componentes do RS-25E foi validada, permitindo que sua produção seja iniciada.
A NASA contratou a Rocketdyne para produzir 24 motores, que começarão a ser utilizados na Artemis V, no final da década. Esse contrato tecnicamente garante motores até a Artemis X.
Curiosamente, a NASA só pode lançar a segunda versão do SLS, o Bloco 1B, até a Artemis IX, significando que pelo menos uma missão do Bloco 2 foi garantida nesse processo.
Mas esse é um assunto para outro tópico especial sobre o SLS!
-Post criado por Guilherme Lopes nos Grupos "Mundo Aeroespacial"